domingo, abril 01, 2007

Entert. e cultura a 01/04 - FILMES

Harvie Krumpet (2003)














Harvie Krumpet uma curta animação (23min) de origem Australiana (Melbourne) realizado por Adam Elliot.

A história começa com Harvek Milos Krumpetzki, nascido na Polónia em 1922 no início da Segunda Guerra Mundial. Emigra para Spotswood, Australia e muda o nome para Harvie Krumpet. Esta personagem é um íman para os azares da vida mas consegue ver sempre o seu lado positivo.

Este filme ganhou um óscar da academia (Animated Short Film) em 2003 para além de muitos outros - recomendado não só para os amantes da animação.


The Place Promised in Our Early Days - Kumo no mukô, yakusoku no basho(2004)














Realizado por Makoto Shinkai, e diferentemente da sua anterior criação, Voices of a Distant Star que foi todo feito por Matoko (em mackintosh), esta é uma grande produção reflectida pela grande qualidade da animação e pela maior duração.

Passado no Japão no final dos anos 90, numa linha temporal alternativa em que o país está dividido entre o Norte e o Sul (Sul controlado pelos EUA). Conta a história da amizade entre dois rapazes que têm como sonho viajar de avião até uma torre misteriosa existente na parte Norte do país. A vida destes rapazes é alterada com a entrada de uma personagem feminina, desta forma é criado um trio de amizade profunda que se desfaz após o misterioso desaparecimento daquela personagem.

Esta fabulosa história que trás muita similariedade com os filmes dos estúdios Miyazaki, fala-nos principalmente da ligação criada pelo amor que pode haver mesmo quando existe um espaço infinito entre os corações.

Saw II - A Experiência do Medo (2005)













Eric Mason (Donnie Wahlberg) é um detective que está convencido que Jigsaw (Tonnie Bell) está a preparar das suas outra vez. O palpite de Mason vem a revelar-se correcto, mas o criminoso é facilmente capturado. De facto, Jigsaw está ansioso por ser preso para despistar as autoridades, já que mais uma vez ele castiga pessoas que aos seus olhos transgrediram as fronteiras do comportamento moral aceitável. Mas em vez de apanhar duas pessoas numa masmorra onde elas têm de participar num terrível concurso para ganhar a sua liberdade, oito pessoas foram fechadas à chave e têm que torturar os seus corpos e mentes para alcançar a terrível justiça que Jigsaw procura.

Esta é a prova que a sequela de um filme de terror não significa que tenhamos apenas a mesma fórmula apresentada no primeiro filme re-apresentada da mesma maneira apenas com retoques de cosmética. Esta sequela supreende por isso, a história base é novamente um grupo de pessoas fechadas que têm de participar num jogo em que a vida dos mesmos se encontra á prova mas desta vez existem contornos mais complexos que só se vão notando com a evolução do filme e que tornam novamente supreendente o fim do filme...

O Ilusionista - The Illusionist (2006)













Num mundo onde nada é o que parece ser, um ilusionista e um inspector de polícia enfrentam-se, tentando determinar onde acaba a realidade e começa a magia. Eisenheim é um misterioso mágico que quebra as leis da natureza em frente de uma plateia perplexa. Mas para o Inspector-Chefe da polícia de Viena, um homem dedicado a fazer cumprir a lei, a magia não tem lugar.

Um filme onde a realidade e a ilusão se misturam tal como a verdade e a mentira.