terça-feira, maio 01, 2007

Entert. e cultura a 01/05 - BD

BD lida nos últimos tempos:

300











300 relata a história da Batalha de Termopilas que, no ano 480 a.C., opôs o rei Leónidas e 300 soldados espartanos a Xerxes e o seu enorme exército persa. É uma graphic novel que não tenta ser um livro documentário, tenta antes ser uma fantasia histórica feita em arte, desenhada com o estilo muito próprio de Frank Miller e vencedora de vários prémios. Este livro já passou para o grande ecrã (ver Entert. e cultura a 15/04 - FILMES) sendo que a adaptação cinamtográfica não denegride esta excelente obra prima da BD.

Lucifer - Children end Monsters





















Segundo livro que junta as revistas 5 a 13 da série original, da personagem desenvolvida por Mike Carey. Este livro dá as respostas para as pequenas histórias soltas iniciadas no primeiro, sendo que existe uma ligação entre essas histórias que é finalmente revelado. Os pequenos detalhes que são apresentados e que se revelam mais tarde de grande importância dão solidez ao livro. É positivo o facto como os conceitos de bem e mal não são apresentados de forma clássica

Ex Machina - The First Hundred Days




















Ex Machina conta a história de um super-herói, Mitchell Hundred, que após uma carreira curta e não muito bem sucedida nesse mundo, decide reformar-se e dedicar-se à política. Eleito presidente da câmara de Nova Iorque por ter ficado famoso como o homem que salvou a segunda torre no ataque terrorista 9/11. Este livro foi vencedor em 2005 do prémio Eisner para a melhor "new series". Não é um tipico livro de super herois, guerra politica, ficção cientifica, relações amorosa dificeis, homosexualidade, entre outros temas é apresentado em tom de saltos temporais bem conceguidos mas não tão fáceis de seguir e dão um toque de maturidade não muito habitual entre os comics. Recomendado.

A collecção do Spirou continua...