sábado, junho 20, 2009

Museu Nacional da arte antiga a 17 Mai

Ao invés de nos enfiarmos muitas vezes em centros comerciais, apinhados de gente, a gastar dinheiro que muitas vezes não há em coisas que muitas vezes não servem de muito e que tal umas visitas a museus? Nada mais que pura cultura e conhecimento que pode saír inclusive de "borla", isto porque a entrada em certos dias e horas são efectivamente de custo zero. Aproveitou-se isto para uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga.

O Museu Nacional de Arte Antiga, está localizado em Lisboa e está instalado num palácio do século XVII construído para os condes de Alvor. Este edifício é também chamado de Palácio de Alvor-Pombal.






Tem a maior colecção de pinturas do país e as restantes colecções são relacionadas com as nossas ligações ao resto do Mundo (China, África, etc.) Compreende não só pintura como joalharia, cerâmica, escultura, etc.

Nota importante que gostaria de partilhar e está relacionado com a muito pouca amostra de fotos que aqui exponho.





Não sei qual a razão principal e também tal não foi explicado, não é possível tirar fotos. Ora que queiram proteger as obras dos incessantes "flashes" é uma coisa outra é simplesmente proibirem de tirar fotos - vejamos - Londres - British museum - possível de tirar fotos - Paris - Louvre possível de tirar fotos - Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga - NÃO pode-se tirar fotos. Que eu saiba a arte pertence á nação, tirar fotos "não rouba a alma das peças" mais ainda que não é um sitio religioso e portanto incompreensível esse facto. Preocupação com os "flashes", não me parece, ser a razão verifiquei a existência de funcionárias suficientes com a preocupação das fotos e portanto poderiam muito bem controlar antes os "flashes". Gostei das exposições mas não voltarei visto que não gosto de sentir a minha liberdade restringida com politicas que não encontro explicação.