sábado, maio 19, 2007

Entert. e cultura a 19/05 - FILMES

7º Selo - Det Sjunde inseglet (1957)













Um Cavaleiro volta para sua terra natal após as Cruzadas ao mesmo tempo em que a Peste Negra está varrendo o país. Quando se aproxima de casa, a Morte lhe aparece e diz que chegou a hora dele. O Cavaleiro então desafia a Morte para uma partida de xadrez cujo prêmio final será a sua vida. Durante o jogo, o homem também busca respostas sobre a vida, a morte e existência de Deus.

Um poderoso estudo surrealista e filosófico sobre a condição do Homem, efectuado aqui por Ingrid Bergman

O Exorcismo de Emily Rose - The Exorcism of Emily Rose (2005)















Emily Rose começa a ter alucinações e comportamentos estranhos após a sua ida para a faculdade. Parece possuída por uma força demoníaca, mas os médicos acreditam que a rapariga sofra de epilepsia psicótica, apesar de nunca terem visto um caso de tal magnitude. Depois de várias tentativas de tratamento, Emily é sujeita a um exorcismo, que não corre como se esperava. O padre acaba por ser acusado por negligência pela morte de Emily Rose.

"Baseado" numa história veridica este filme bem realizado degladia as duas forças sempre opostas, a ciência e a religião e fez-me recordar igualmente a história de Fátima. Este é um drama mascarado de filme de terror e penso que seja a única coisa deste filme que está menos bem, já que, para ter "ar" de filme de terror, faz tender desde o inicio para a religião, não sendo á partida, neutra a visão que nos querem mostrar.

À Noite no Museu -A Night at the Museum (2006)















Apesar se ser um azarado, Larry Daley (Ben Stiller) sonha que o destino lhe reserva algo de grandioso. Mas nunca tinha imaginado que pudesse haver grandiosidade no emprego de segurança nocturno do Museu de História Natural que acabou de aceitar. Durante o turno de Larry coisas espantosas começam a acontecer… índios, gladiadores romanos e cowboys saem repentinamente dos seus locais e travam batalhas épicas. Na sua busca pelo fogo, o Neandertal incendeia o seu próprio expositor; Átila, o Huno, assalta os seus vizinhos do lado, e o T-Rex relembra a todos porquê que é o predador mais feroz da História...

Filme "Popcorn" com Ben Stiller, Robin Williams e até Owen Wilson que não aproveita os excelentes efeitos especiais para conseguir gags. Divertido para ver com a familia e esquecer no dia seguinte.

Acacia (2003)














Depois de vários anos sem conseguirem ter filhos, Mi-sook (Shim) e Do-il (Kim) decidem adoptar uma criança. Por razões práticas e convenientes ao guião, escolhem um miúdo já com seis anos, depois de Mi-sook ver alguns dos seus desenhos no orfanato. Poucas pessoas ficariam com o imediato desejo de adoptar uma criança de tenra idade que fizesse desenhos similares a "O Grito" de Edvard Munch, mas estamos perante um casal sensitivo e culto. Jin-seong (Mun) começa a revelar-se uma criança problemática: gosta muito de árvores e convive bastante com a acácia ressequida que está no quintal, convencido que ali está o espírito da falecida mãe. Os novos pais é que não ficam satisfeitos com a transferência de afectividade para um vegetal e a recém-formada família enfrentará problemas sérios, agravados pela chegada de inesperadas boas novas.

Este é mais um drama mascarado de filme de terror, ou talvez ao contrário, fiquei com dúvidas já que não está bem definido. Penso que deveria ter enveredado pela componente dramática que esta está bastante bem desenvolvida mas a parte de "terror" acaba por tirar um pouco de credibilidade ao resto e no fundo é "atirada" para o meio do filme e não cria verdadeiras situações de medo.

Os Despojos Do Dia - The Remains of the Day (1993)














Stevens é o mordomo inglês perfeito. Agora ao serviço do Sr. Lewis, o novo dono americano de Darlington Hall, Stevens passou a maior parte da sua vida profissional ao serviço de Lord Darlington, o anfitrião de muitas e prestigiadas conferências internacionais nos anos 30. Só quando a guerra começou, em 1939, é que o envolvimento de Lord Darlington com o partido Nazi foi descoberto.
Agora, vinte anos depois, Stevens apercebe-se que a sua inquestionável fé e dedicação ao seu trabalho, foram mal aplicadas e tiveram um forte impacto na sua vida perssoal. Ao longo de vários anos, ele manteve um relacionamento intenso com uma jovem e atraente empregada da Propriedade, a Miss Kenton. Mas o seu implacável sentido de responsabilidade levou Stevens a rejeitar as suas próprias emoções - e consequentemente, afastaram a mulher que ele amava. Agora ele quer recuperar o tempo perdido...

Excelentes interpretações de uma dupla de peso, Anthony Hopkins e Emma Thompson, esta é uma história de amor reprimido que capta numa teia bem realizada, a atenção do espectador. Recomendado.