domingo, julho 15, 2007

José Maria da Fonseca a 30/06

Apesar de não ser um apreciador de vinho ou de outras bebidas alcoólicas. o moscatel de Setúbal sempre foi uma bebida que apreciei um pouco e por consequente foi feita uma pequena visita cultural para conhecer uma das casas produtoras de vinho mais famosas da região - José Maria da Fonseca .


Fundada em 1834. a casa José Maria da Fonseca (com o nome do seu fundador - nascido em 1804 na aldeia de Vilar Seco, em plena região do Dão) encontra-se actualmente na posse da quinta geração dos seus descendentes directos, representada pela família Soares Franco. Esta casa é a mais antiga produtora de Vinhos de Mesa e Moscatel de Setúbal





O espírito inovador e empreendedor de José Maria da Fonseca reflectiu-se, desde o início, na produção de vinhos utilizando os processos mais modernos de que resultaram marcas de grande prestígio e notoriedade: Moscatel de Setúbal, Periquita, Palmela Superior, entre os mais conhecidos.

Em 1856 José Maria da Fonseca recebeu do rei Dom Pedro V a mais alta condecoração portuguesa: Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.


Deixo aqui mais algumas fotos tiradas, a primeira mostra o primeiro sistema de engarrafamento introduzido por José Maria da Fonseca em Portugal e as seguintes, os belos jardins da casa.






















































As caves com as pipas em carvalho, usadas para envelhecer o vinho.

Para os grandes apreciadores penso que seja uma visita indispensável.