sábado, dezembro 01, 2007

Viagem a 24/11 - Vila Viçosa

Mais um belo dia de Outono (?), o frio instalou-se mas a chuva tarda em aparecer, mau para a nossa agricultura mas óptimo para o turismo. Meteorologia á parte aproveitou-se este dia para mais um passeio, desta vez de apenas um dia.

O objectivo era relativamente perto (uns meros 150 km), e chama-se Vila Viçosa (Alentejo).

No sec. XV passou a ser a sede dos duques de Bragança e depois da coroação do 8º duque como rei de Portugal a cidade cresceu.

Iniciamos pelo Paço Ducal que há muito tempo já estava para visitar.






Um fotografia da sala dos Duques, não contenho mais fotos do interior devido estar escuro no interior para preservação das tapeçarias e pinturas, e obviamente o flash estava fora de questão. De qualquer forma é de aproveitar as visitas guiadas que são bastante detalhadas e delicie-se com a beleza da riqueza e opulência deste palácio.







Uma fotografia da cozinha com o pormenor de uma das maiores colecções de baterias de cozinha, em cobre do Mundo











Inclui (mas pagando á parte) uma secção do museu nacional de coches que por indicação no local, tinha mais coches que no museu.











Entre outras carruagens, pode-se ver o coche que transportava a Família Real no dia do regicídio e nota-se ainda alguns furos feitos pelas balas no atentado em 1908

Após a visita ao paço ducal rumamos ao castelo, ficam aqui algumas vistas do mesmo.
































































No interior da fortaleza encontra-se dois museus cujo valor que pagamos (3 euros cada) achamos excessivo de inicio mas que rapidamente concordamos devido ao espólio apresentado, originalidade e apresentação do mesmo. Museu da Caça e da Arqueologia.










Inaugurado em Maio de 1999 expõe um valioso núcleo de peças arqueológicas de todas as épocas, com relevo para o espólio romano encontrado na região e para as colecções reunidas pelo Rei D. Luís I









Essas colecções referidas inclui (devido á paixão do rei pela arqueologia) peças estrangeiras tal como as peças apresentadas na foto (egípcias)

Abaixo, pormenor da quantidade de peças de loiça encontrados no local e de um dos artigos do museu de caça.