sábado, dezembro 22, 2007

Entret. e cultura a 22/12 - Livros

Já la vai algum tempo desde o último post de livros..não não parei a leitura, pelo contrário...a resposta está mais à frente...

O Herdeiro De Oz de Gregory Maguire

Dez anos após a publicação de A Bruxa de Oz, o romancista Gregory Maguire regressa à terra de Oz. Aí apresenta-nos a Liir, um adolescente visto pela última vez escondido nas sombras do castelo depois de Dorothy pôr fim à vida da Bruxa. Abandonado ferido num barranco, Liir encontra-se despedaçado tanto física quanto espiritualmente. No Convento de Santa Glinda é curado pela noviça silenciosa Candle, que o traz de volta à vida com os seus dons musicais.

Que força obscura deixou Liir neste estado? Será ele realmente filho de Elphaba? Tem na sua posse a vassoura e a capa da Bruxa, mas será que tem os seus poderes? Será capaz de descobrir a sua suposta meia-irmã Nor, vista pela última vez na sinistra prisão de Southstairs? Conseguirá cumprir os últimos desejos de uma princesa moribunda? Numa Oz que, desde a partida do Feiticeiro, se encontra sob um novo e perigoso governo, será Liir capaz de manter o anonimato o tempo suficiente para crescer?

Este livro é a sequela do livro que relatei no ultimo post (livros) e que, após ter adquirido com grande entusiasmo, acabei por ter um pouco de decepção. Trata-se do mesmo Universo e o mesmo escritor e por tal, estava à espera de novamente a história centralizar-se no tema do livro anterior, a hipocrisia social, discussões teológicas e um ensaio sobre o significado de bem e do mal, esta sequela apenas continua como aventura épica sem o aprofundamento criado pelo primeiro livro. Não deixa de ser um livro bem escrito, mas não está ao mesmo nível do primeiro.

Agora a verdadeira razão de só agora efectuar um post sobre livros - Harry Potter

Bem este é um fenómeno mais que conhecido criado por uma britânica chamada J. K. Rowling (que chegou a ser professora de inglês em Portugal) e que a tornou numa das mulheres mais ricas de Inglaterra (?). Não é necessário desenvolver o que é este Mundo, toda a gente já seguiu por filmes (o meu caso), ou por livros, quer quisesse ou não (a invasão foi Mundial) e portanto não o vou efectuar aqui explicando livro a livro.

A razão central da leitura destes livros centralizou-se no facto de eu adorar o tema do fantástico (que é uma pena estar tão pouco desenvolvido para o segmento adulto) e como tal, esta é uma série que por se ter tornado tão famosa, trazia alguma curiosidade já algum tempo e apesar de mais uma vez estar mais orientado para os pequenos leitores, é incontornável para quem gosta do género.

Assim foi, por quase 2 meses, desde o primeiro livro até ao sétimo, fui familiarizando-me com o mundo de feiticeiros e "muggles", tendo no final até ter uma imagem positiva desta série (apesar de já estar um pouco cansado no final) e da escritora.

Qual o porquê deste fenómeno literário? Uma mistura de coisas, penso que juntando o amor da escritora ao mundo criado, misturado com o bom humor inglês, com o tom de aventura tal como nos livros dos Cinco, uma pitada de suspense dos livros do Sherlock Holmes, um pouco de telenovela á inglesa, etc..uma autentica manta de retalhos de coisas já existentes condensados nestas obras.




Muito se criticou esta escritora por isso mesmo, mas esquecemos que todos nós quando escritores somos e fomos influenciados por coisas lidas ou vistas passadas, poucas coisas são criadas do nada e até a obra prima de Tolkien (Senhor dos Anéis) foi influenciado por antigas histórias épicas nórdicas como por exemplo Beowulf.

No final é sempre a mesma coisa, a critica acérrima ataca sempre quem mais sucesso tem...


A série vale todo o fenómeno criado? penso que não, é uma boa série mas existe melhor talvez criado com fórmulas que não resultaram tão bem para o público mas estas coisas de cair em graça são sempre muito difíceis de compreender. Vale a pena ler? Vale, tem como referi, um pouco de tudo, e evolui no tempo com cada livro, tornando-se aos poucos mais adulto e mais obscuro sem nunca sair da fórmula criada logo no primeiro.



Tal como referi acima, a série era incontornável e assim continuo a acreditar que para quem gosta de livros de fantasia, este é uma série indispensável para ler, apreciem e deixem-se envolver por este universo que fez com que houvesse uma incremento acentuado de leitura de livros por crianças que nunca antes haviam lido bem como adultos e até existem estudos que indiquem um melhoramento a nível de estudos por parte dessas mesmo crianças (?) .

E não, não vou referir o final e se Harry Potter morre, leiam ou esperem o filme...