domingo, novembro 19, 2006

Entert. e cultura a 19/11 - FILMES

Atenção: Não pretendo criticar as obras que vou apreciando pois para mim isso seria demasiado arrogante e poderá levar muitas vezes aos leitoras a terem uma idéia errada (já que os gostos são diversificados). Sigam as vossas próprias escolhas portanto vou apenas tentar dar a conhecer e poderá ocorrer dar uma ou outra opinião PESSOAL dependendo exclusivamente dos meus gostos.

Ultimo filme visto:

Cars (2006)
















Mais um excelente filme da Pixar (Monsters Inc., Incredibles) que desta vez nos tenta levar numa viagem de carro aos locais desconhecidos da America. No fundo este filme tem entretenimento familiar, aventura, romance, uma mensagem para dar, efectua certas criticas sociais e uma excelente animação gráfica 3D. Tudo num unico filme aconselhado a crianças de todas as idades (adultos incluidos).

Link: http://imdb.com/title/tt0317219/

Recentes:

Galaxy Express 999 (1979)















Deixe-se levar numa viagem até ás estrelas. Este filme retrata a vida de um rapaz que tenta saír do planeta para conseguir um corpo mecanico para poder defrontar o assassino da sua mãe. Embarca então numa viagem sem retorno, aqui com 2 sentidos, o rapaz irá crescer não podendo mais voltar atrás á sua própria inocencia. Um clássico de Leiji Matsumoto (criador de Space Battleship Yamato, Captain Harlock) realizado em filme por Rintaro (X, Metropolis). Foi com alguma nostalgia que vi este clássico de 1979, uma altura em que estes filmes eram feitos bastante poéticos e emotivos.

Link: http://imdb.com/title/tt0080772/

O feitiço do tempo (Groundhog Day) (1993)
















Imagine-se preso a um dia específico da sua vida sem escolha pessoal, como viveria o mesmo vezes sem conta?
Realizado por Harold Ramis (Caça Fantasmas) novamente com Bill Murray e traz-nos as aventuras de um apresentador de metereologia arrogante e com ambição, numa cidade pacata dos EUA preso ao que podia chamar, o pior dia da sua vida. Sem poder escolher, todos os dias vai acordar no mesmo dia e ter de o reviver over and over... Quando o vi pela primeira vez fiquei surpreso como uma idéia tão simples poderia funcionar tão bem neste filme.

Link: http://imdb.com/title/tt0107048/

Lady in the Water (2006)















Numa zona de apartamentos com gente singular um homem vulgar (zelador) encontra uma mulher que não é mais nem menos que uma personagem de uma história infantil e que tem um destino a cumprir. Um filme com um ritmo lento mas com cenas hilariantes e de suspense bem concebidas. Toda a interação entre as diversas pessoas do bloco de apartamentos, a vivencia social e a idéia que somos mais que aquilo que pensamos de nós, no fundo torna-se o tema fulcral do filme. Numa época em que os files bens têm sempre que ser negativos sabe sempre bem ver um filme destes. Filme de M. Night Shyamalan (6º Sentido) que não vai agradar a todos, especialmente criticos de cinema, que pelo visto, arrasaram este filme não vendo a mensagem principal do mesmo.

Link: http://imdb.com/title/tt0452637/

Inocencia (Inoccence) (2004)















No interior de uma floresta a existe um internato de raparigas (crianças) que chegam em caixões como que se simbolizasse a morte para o mundo exterior. Este filme é obscuro, asfixiante e misterioso tendo feito lembrar o "The Village" e vive o dia a dia destas crianças sem dar qualquer resposta ao onde, quando e principalmente o porquê. Filme para refletir o tema da inocencia

Link: http://imdb.com/title/tt0375233/