domingo, novembro 16, 2008

Entret. e cultura a 20/12 - BD

Mais umas BD´s e já lá ia algum tempo mas também o tempo tem sido pouco para tudo....

Primeiro, um manga em 3 volumes que já à muito procurava e tive a sorte de arranjar. O conhecimento desta série veio do filme inspirado pelo manga, com o mesmo nome e já referido anteriormente. Uzumaki de Junji Ito.





















O manga conta a história de uma pequena localidade japonesa com o nome de Kurôzu-cho e como cresce uma obsessão contínua por catástrofes relacionadas com espirais que vão ocorrendo. O resultado desta obsessão é uma lenta transformação para algo além do humano, levando a uma horripilante morte.

Manga perturbador e tem a particularidade de prender o leitor do início ao fim. Vai mais além do filme, dá algumas respostas mas não todas. O próprio livro torna-se uma obsessão até a finalização, tal como uma espiral, já que a própria história vai circundando o tema principal e á medida que progride intensifica-se e desaba em pleno no centro do conhecimento (tal como uma espiral). - Imprescindível para os amantes do terror.






















J. Michael Straczynski e Olivier Coipel fazem voltar mais uma vez o deus do trovão da morte. Parece que a maioria dos heróis continua a conseguir enganar a morte, alguns de forma ridícula mas este não é o caso. Thor é filho de Odin de da giganta Jôrd (Terra) e portanto imortal e protector da Terra e como tal mesmo morto teve de retornar agora que a Terra precisa dele. Straczynski é um dos melhores escritores da actualidade e Coipel não é um mau desenhador. A dupla parece estar a funcionar mas ainda é cedo para ter uma opinião concisa.




















Stratos de Miguelanxo Prado - Álbum que recompila historias publicadas originalmente na revista Zona 84 (Toutain Editor) entre 1984 e 1985. Uma divertida e caricaturesca reflexão sobre a nossa civilização, marcada por um capitalismo agressivo e lutas entre classes.





















Mais uma vez, J. Michael Straczynsk com a incrível arte de Esad Ribic criam aqui a morte do Surfista prateado. Apesar de grande escritor, penso que Straczynsk não esteve á altura deste livro que se destaca pela grande arte. Primeiro que o Surfista prateado é o último reduto de chama de esperança da humanidade e matar nesta altura em que a civilização passa dificuldades não é para mim um bom sinal... Para além disso o livro torna-se num elástico de emoção negativa que se vai torcendoi até ao final emotivo. Não sou muito apreciador e para já Jim Starlin fez melhor com o Capitão Marvel algumas décadas atrás.





















Rick Remender e Tony Moore neste primeiro volume de ficção cientifica...sinceramente não me impressionou...










































Joss Whedon e John Cassaday trazem aqui neste volumes editados em português o refazer da equipa dos X-Men, simplificar parece ser a fórmula, trazer uma equipa pequena mas funcional com todos os problemas emocionais e sociais que cada um trás. O espírito dos X-Men está assim assegurado mas sinceramente tenho falta dos momentos "light" e cómicos do passado, a vida não é só agruras....

E mais um volume do Oh! My Goddess...não pude resistir...


Aventura em Sintra a 15/11


Sendo que as aventuras na serra da Arrábida estão mais que batidas (apesar de ainda esperar arranjar novas aventuras para sítios que não conheça na serra), propoz-se uma aventura para conhecer a serra de Sintra.

Já conhecia a parte Nordeste onde já andei em tempos agora fomos para a parte Sul mesmo ao centro da serra.

Iniciamos na barragem do rio da Mula





















Primeira paragem foi na zona da pedra amarela (Ponto 1) - ver mapa final - onde verificamos estar a ocorrer filmagens penso eu que para publicidade (ver imagem acima à direita).

Ás vezes a busca por algum descanso da cacofonia humana da sociedade não é bem sucedido...

A viagem prosseguiu até ao posto vigia da zona com uns impressionantes 390 mts e uma vista extraordinária.




Apresento de seguida um pouco o que vimos ao longo do passeio pela serra, as 2 primeiras da parte inicial sendo que vimos uma ruínas mas não chegamos a identificar o que eram.




















Seguidamente as primeira foto que é apresentada pertence a uma homenagem à memória dos soldados da paz que pereceram no combate a um grande incêndio de 1966 (Ponto 2) e aqui já estávamos a 425 mts. As fotos seguintes parecem pertencer ao passado, abandonadas e deveriam integrar uma antiga rede de protecção ás florestas.

As fotos seguintes já foram tiradas após a finalização do passeio a pé (com mazelas a nível dos pés) e uma pequena visita de carro à parte Este da serra, um pouco mais verdejante, e à Peninha um local de beleza bastante específico (Ponto 3).















.














































































Mapa da viagem, pontos vermelhos, ida - amarelos, volta