domingo, março 09, 2008

Entret. e cultura a 12/03- BD

Não sei o que se passava com o blogger mas tem sido dificil fazer upload de imagens o que tem atrasado os posts de forma involuntária... a forma voluntária tem sido por vezes alguma (poucochinha) preguiça....

De qualquer forma um momento de vontade e o blogger a dar um empurrão (já que hoje não deu problemas), cá vai um post de BD e desta vez os standards foram altos

Ultimate Fantastic Four TPB 1 - combina os 6 primeiros volumes da nova revista dos Ultimates, desta vez o Quarteto Fantástico renovado por Brian Bendis/Mark Millar e a excelente arte de Adam Kubert. Toda esta nova vaga de Ultimates tem em renovar o universo Marvel desde o seu principio adoptando aos dias de hoje .


No fundo pensei que seria mais umas revistas que perderiam interesse rapidamente mas estava enganado, excelentes desenhadores e escritores remodelaram e revitalizaram de forma bastante inteligente o Universo Marvel e captaram os fãs. Estes 6 primeiros números em termos de história não estão maus e a arte está "fantástica" o que me deixa alguma curiosidade para a continuação...

Watchmen por Alan Moore e Dave Gibbons

É impossível não incorporar Watchmen entre as melhores BDs de sempre. A perspectiva desta BD aborda o mundo dos super heróis como nenhuma outra havia feito antes e é uma das mais difíceis de interpretar com todas as ambiguidades criadas e uma clara ligação á guerra fria (lembrando que esta BD é de 1987).

Lembrando que após décadas de BDs de super heróis com uma narrativa linear e moralista sem grande profundidade psicológica culminaram no aparecimento de contra-BD de super heróis que aprofundam a psique das personagens e deitam por terra todas as falsas moralidades e ideias pré concebidas - Indispensável.

Y - The Last Man - Unmanned

Este é o inicio ( 5 primeiros volumes) de uma série criada por Brian K. Vaughan (Ex Machina) e Pia Guerra e conta a história de um mundo em que Yorick Brown e o seu pequeno macaco se tornam inesperadamente os únicos mamíferos masculinos á face da Terra. Sortudo? Definitivamente não é o que dá a parecer pelo criador desta série. O impacto criado pelo acontecimento no mundo feminino e no fundo saber que a raça está condenada a extinção leva a raça humana restante ao caos...Uma série que desperta o interesse. É de referir o duplo sentido da letra Y (cromossoma do homem e a sonoridade "why" que significa - porquê).















Neil Gaiman (Sandman) é tal como Alan Moore um autor mais que consagrado no reino da BD tendo também é autor de alguns livros (um recentemente transformado em filme - Stardust).

Juntamente com outro monstro da BD americana, John Romita Jr., efectuaram uma ressurreição destas personagens criadas pelo mitico Jack Kirby. Não é um protótipo das melhores coisas que Gaiman fez mas a série está muito interessant tanto na narrativa como na arte (pessoalmente não consegui parar até acabar de ler até ao fim) e menos não se esperava desta dupla. Recomendado para os amantes dos Comics americanos.

Pride of Baghdad de Brian K. Vaughan (Y: The Last e Ex Machina) e Niko Henrichon

Esta foi uma pérola descoberta por acidente e quando achava que já não poderia ter boas surpresas a nível de BD, o destino mais uma vez vem provar o quanto estava errado.

Esta saga é uma fábula que conta a história de quatro leões que escapam de um jardim zoológico de Bagdade e lançam-se na descoberta forçada do mundo (pretensamente livre) dos homens no preciso momento em que as tropas americanas invadem a capital do Iraque na última das guerras nesse país. Há que ver o duplo sentido igualmente aqui da palavra "pride" (alcateia e orgulho). Muito podia falar sobre os duplo sentidos das personagens e da narrativa em si mas ficaria aqui horas tal como para falar de outros livros acima, o tempo não dá para mais. Para os amantes de BD - Altamente recomendável

Para finalizar, lidos mais um volume de 2 séries (um de cada) que já referenciei pela extrema qualidade em termos de história e bastante adultos.

Ex Machina - Fact vs Fiction
The Walking Dead - The Calm Before