domingo, abril 01, 2007

Entert. e cultura a 03/04 - Livros

Últimos livros lidos:

Viking - O Herdeiro de Odin de Tim Severin


Foi em 999, o ano anterior ao do primeiro milénio, que nascei Thorgils Leifsson, filho de Leif o Afortunado e de Thorgunna, uma misteriosa dama irlandesa dotada de visão profética. Abandonado e virtualmente órfão, Thorgils cresce e vive os anos da sua formação na Islândia e na Gronelândia, onde diversos mestres lhe ensinam as tradições do seu povo e o advertem contra os riscos de que a terra dos “deuses antigos” seja invadida pelos defensores do “Cristo branco”.

Ainda muito jovem, vai à Vinlândia, o derradeiro dos territórios conhecidos a Oeste, e assiste aí a um massacre que elimina toda a colónia viking. Mais tarde, na Islândia, é apanhado no meio de um sangrento conflito entre famílias rivais, e na Irlanda é aprisionado em combate e vendido como escravo.





Este é o primeiro livro de uma trilogia que se baseia sobre factos históricos documentados (apesar de ser um romance histórico, personagens e acontecimentos são reais), está escrito em forma de autobiografia e o ritmo da ocorrência dos eventos é bastante acelerado. A cultura nórdica está muito bem detalhada neste livro.


Alexandre - A Corte da Morte de Paul Doherty

Primavera do ano 334 A.C. Com apenas 22 anos de idade, Alexandre, O Grande, prepara-se para invadir o Império Persa de Dario III. Parece que nada pode impedir o jovem macedónio de conquistar o mundo.

É então que os seus homens começam a ser brutalmente assassinados. E junto de cada corpo, o assassino deixa enigmáticas citações retiradas do livro preferido de Alexandre: a Ilíada de Homero.

Um clima de medo e suspeição instala-se no seu exército, ao mesmo tempo que os Inimigos de Alexandre se reforçam com o único general que alguma vez derrotou um exército macedónio: Memnon da Grécia.



Paul Doherty consegue com grande mestria representar um pequeno episódio pouco conhecido actualmente mas bastante importante para tornar Alexandre o Grande numa das das figuras históricas mais conhecidas de sempre. Um policial histórico, guerra politica e militar, filosofia, medicina, religião, tudo isto vem misturado neste livro.

Anjos e Demónios de Dan Brown

Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Illuminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica.
Em Roma, o Colégio de Cardeais está reunido para eleger o novo Papa quando se apercebe de que foram raptados quatro cardeais; ao mesmo tempo a Guarda Suiça é informada de que uma perigosa arma está na cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon, ajudado por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Illuminatti, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.

Dan Brown é um dos escritores mais conhecidos da actualidade e resolvi então ler o que muitos referem como o melhor livro do mesmo (juntando ao facto que o filme irá saír este ano). O livro começa com uma passada lenta em que muitas perguntas se vão desenvolvendo, acrescendo aos poucos o ritmo sendo que no final o mesmo é frenético e torna-se quase impossível largar o livro até acabar de ler o mesmo pois o livro é bastante cinamtográfico e é bastante fácil formar o filme mentalemente (e como qualquer filme de mistério, só se consegue tirar os olhos do ecrã após o final). Este livro é um conjunto de: aventura e caça ao tesouro, mistério histórico, misturando com ciência e religião, escrito de forma muito acessível para todos os públicos.

Entert. e cultura a 01/04 - FILMES

Harvie Krumpet (2003)














Harvie Krumpet uma curta animação (23min) de origem Australiana (Melbourne) realizado por Adam Elliot.

A história começa com Harvek Milos Krumpetzki, nascido na Polónia em 1922 no início da Segunda Guerra Mundial. Emigra para Spotswood, Australia e muda o nome para Harvie Krumpet. Esta personagem é um íman para os azares da vida mas consegue ver sempre o seu lado positivo.

Este filme ganhou um óscar da academia (Animated Short Film) em 2003 para além de muitos outros - recomendado não só para os amantes da animação.


The Place Promised in Our Early Days - Kumo no mukô, yakusoku no basho(2004)














Realizado por Makoto Shinkai, e diferentemente da sua anterior criação, Voices of a Distant Star que foi todo feito por Matoko (em mackintosh), esta é uma grande produção reflectida pela grande qualidade da animação e pela maior duração.

Passado no Japão no final dos anos 90, numa linha temporal alternativa em que o país está dividido entre o Norte e o Sul (Sul controlado pelos EUA). Conta a história da amizade entre dois rapazes que têm como sonho viajar de avião até uma torre misteriosa existente na parte Norte do país. A vida destes rapazes é alterada com a entrada de uma personagem feminina, desta forma é criado um trio de amizade profunda que se desfaz após o misterioso desaparecimento daquela personagem.

Esta fabulosa história que trás muita similariedade com os filmes dos estúdios Miyazaki, fala-nos principalmente da ligação criada pelo amor que pode haver mesmo quando existe um espaço infinito entre os corações.

Saw II - A Experiência do Medo (2005)













Eric Mason (Donnie Wahlberg) é um detective que está convencido que Jigsaw (Tonnie Bell) está a preparar das suas outra vez. O palpite de Mason vem a revelar-se correcto, mas o criminoso é facilmente capturado. De facto, Jigsaw está ansioso por ser preso para despistar as autoridades, já que mais uma vez ele castiga pessoas que aos seus olhos transgrediram as fronteiras do comportamento moral aceitável. Mas em vez de apanhar duas pessoas numa masmorra onde elas têm de participar num terrível concurso para ganhar a sua liberdade, oito pessoas foram fechadas à chave e têm que torturar os seus corpos e mentes para alcançar a terrível justiça que Jigsaw procura.

Esta é a prova que a sequela de um filme de terror não significa que tenhamos apenas a mesma fórmula apresentada no primeiro filme re-apresentada da mesma maneira apenas com retoques de cosmética. Esta sequela supreende por isso, a história base é novamente um grupo de pessoas fechadas que têm de participar num jogo em que a vida dos mesmos se encontra á prova mas desta vez existem contornos mais complexos que só se vão notando com a evolução do filme e que tornam novamente supreendente o fim do filme...

O Ilusionista - The Illusionist (2006)













Num mundo onde nada é o que parece ser, um ilusionista e um inspector de polícia enfrentam-se, tentando determinar onde acaba a realidade e começa a magia. Eisenheim é um misterioso mágico que quebra as leis da natureza em frente de uma plateia perplexa. Mas para o Inspector-Chefe da polícia de Viena, um homem dedicado a fazer cumprir a lei, a magia não tem lugar.

Um filme onde a realidade e a ilusão se misturam tal como a verdade e a mentira.