sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Entert. e cultura a 09/02 - FILMES

Ringu (1998)













Reiko (Matsushima) é uma jornalista televisiva que investiga um mito urbano sobre uma cassete vídeo que, supostamente, provoca a morte a quem a visionar: o telefone toca e, uma semana depois, o espectador morre inexplicavelmente, sem causas de morte identificáveis. Reiko segue o rasto de um grupo de quatro estudantes que terão visto a cassete durante a estadia numa estalagem, depois do último deles falecer. Irá contar com a ajuda do ex-marido, Ryuji (Sanada), mas ambos acabam por ver as estranhas imagens e têm razões para acreditar que as suas vidas poderão terminar no prazo de uma semana.

Sem grandes efeitos especiais, este filme provova um suspense puro e diferencia-se de todos os os outros filmes dentro do género por isso mesmo, não é feito para mostrar efeitos e não tenciona divertir, o seu intuito é mesmo assustar, e consegue com grande mestria. Tornou-se já num filme de culto e revitalizou o género de terror com base no sobrenatural.


Ringu 2 (1999)













Este filme é a sequela realizada igualmente por Hideo Nakata (realizador do primeiro filme), já que o filme Raisen (que supostamente seria a verdadeira sequela) foi um fracasso.

Este filme encerra o ciclo da maldição e tenta compreender a mesma.

O filme segue a história de Mai Takano, uma mulher chocada com a morte do seu namorado (Koichi, o ex-marido de Asakawa). Intrigada com os factos, Mai parte em busca de respostas e vai dar ao caminho que Asakawa tinha encontrado em Ringu: a videocassete. Porém as coisas pioram e Mai é também investigada pela polícia, devido à proximidade das pessoas que conhece e das mortes que ocorrem.

Este filme baseia-se mais no terror que no suspense usado e abusado no primeiro filme.

Ringu 0: Bâsudei (2000)














Este é a prequela, realizado por Norio Tsuruta e tenta explicar o cerne de toda a maldição, a história de Sadako.

Este filme é um pouco diferente dos anteriores e parece não seguir bem a direcção dos mesmos. Acaba por ter uma entidade muito própria e poderia existir sem os outros.


Garasu no nou - Sleeping Bride - (2000)














Um conto de fadas realizado por Hideo Nakata (Ringu1 e 2), e um enorme twist, depois de ver os Rings anteriores de seguida.

Uma mulher grávida é a única sobrevivente de um desastre de avião. Morre pouco depois, mas a filha é salva, só que fica num estado de sono permanente. Sete anos depois, um miúdo internado no hospital, inspirado pela história da Bela Adormecida, decide auto-intitular-se o “príncipe”. A narrativa desenvolve-se alguns anos mais tarde, quando os protagonistas têm 17 anos de idade.

Este filme é adaptado de uma manga de Tezuka Osamu, e é um drama romântico bastante melodramático mas não piroso (mas quase, quase lamechas).

Estes filmes vinham todos juntos num pack que adquiri:















As Bandeiras dos Nossos Pais - Flags of Our Fathers (2006)














Retirado do site do público:

Fevereiro, 1945. A guerra na Europa estava ganha, mas no Pacífico continuava acesa. Uma das mais sangrentas batalhas foi a luta pela ilha de Iwo Jima, traduzida por uma das mais icónicas imagens da História: o momento em que cinco "marines" erguem a bandeira dos EUA no monte Suribachi. Esta é a história desses soldados. Essa fotografia tornou-se num símbolo da vitória e transformou esses homens em heróis. Alguns morreriam pouco depois, sem saber que a História os imortalizaria. Mas para aqueles que ficaram, o heroísmo não era a sua maior preocupação, mas sim os companheiros que não tinham sobrevivido. "As Bandeiras dos Nossos Pais", último filme de Clint Eastwood, é baseado no "best-seller" de James Bradley e Ron Powers sobre a batalha de Iwo Jima (o pai de Bradley é um dos soldados que segurava a bandeira).

Este filme aborda o tema da definição da palavra herói.