terça-feira, junho 17, 2008

Parque Natural Arrábida -Vários

Realmente o tempo é pouco para dispor para o blog e os elementos a colocar aqui multiplicam-se. Mais um post compactado traduzindo mais 3 zonas perto de Setúbal visitadas pela beleza visual apresentada. Penso que na maioria das vezes locais de imensa magia e beleza estão mesmo á nossa frente e não as vemos. estas zonas são pertencentes ao Parque Natural da Serra da Arrábida e aqui vão:

Comecemos pela visão geral da região













1 - Pequena aventura de subida á serra de S. Luís. A partir da Nacional 10, há uma curta estrada de areia que sobe até á pequena igreja de S. Luis. A partir dessa igreja e seguindo alguns caminhos foi possível efectuar uma subida ao ponto mais alto da Serra, onde se pode admirar a infindável paisagem pintada a verde e azul desde a baía da cidade de Setúbal, a Serra da Arrábida e até Lisboa. Vale a pena perder algum tempo para aproveitar a calma do local.



































2 - Na mesma estrada e de quem vem de Setúbal para Azeitão, após passar a aldeia grande e subir ao Alto das necessidades, mesmo na curva no topo da subida tem uma pequena estrada de areia que leva até ao alto das colina onde se pode observar mais uma paisagem digna de uma pintura. Ao longe a Serra da Arrábida, moinhos abandonados ao longo do topo da colina tal como sentinelas idosos defendendo muralhas de um castelo feito de ceara dourada. Vale a pena a caminhada.





















































3 - Novamente na mesma estrada e antes da subida referida no ponto anterior (mesmo a chegar á Aldeia Grande) encontra-se uma saída á direita (Rua do alto das necessidades), uma entrada para o Vale do Alcube, e mesmo após passagem na ponte, do lado direito encontra-se um local de rara beleza na região, um declive do terreno dá direito a uma pequena bela queda de água e uma velha azenha em ruínas






































































4 - Ainda na mesma estrada e mais perto de Setúbal, ao pé do Grelhal, fica uma estrada romana (existe placa sinalizadora na estrada), já muito degradada, mostra da presença romana