quinta-feira, agosto 30, 2007

Viagem a 25/08 - Centro Geodésico de Portugal

Bem, depois das férias é sempre um momento baixo em termos de viagens, algum cansaço (ou talvêz não...) e principalmente recuperar forças monetárias bem como aproveitar alguns fim-de-semana para ganhar energia e descobrir novos locais para conhecer. É claro que o bichinho já estava a roer e não podia ignorar mais, aproveitando um sitio que um colega meu me falou á bastante tempo atrás, finalmente fui em busca do Centro Geodésico de Portugal aproveitando o que a zona tinha para disfrutar (em 1 dia).

Assim foi, rumamos a Vila de rei e a cerca de de 2 Km da mesma encontramos o Centro Geodésico de Portugal, na Serra da Melriça.

No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas.

Existe no mesmo sitio um Museu da Geodesia, o qual não foi possível visitar por o mesmo estar fechado na altura (o horário indicava abertura ás 14H mas passados 10 minutos depois desistimos e seguimos caminho já que o tempo piorava a cada minuto.)

Seguindo viagem, fomos conhecer um aldeia de xisto perto de Vila de rei - Água Formosa, uma bela aldeia perdida nos anais do tempo, mas em recuperação e readquirindo aos poucos a beleza de outrora.







Verificam-se obras de recuperação e muitos placares de venda, para quem querer adquirir um pedaço de paraíso perdido. Chegamos a conhecer um cidadão de Lisboa que adquiriu e remodelou uma das casas tipicas para aproveitar dias de descanso e fuga ao caos que se vive nas grandes cidades. A simpatia extrema mostrada quase transparecia que sempre viveu naquele local.






















Uma foto do riacho que abraçava a pequena aldeia e após uma breve caminhada visitamos uma fonte de água cristalina que é libertadada das rochas.





















Seguindo novamente viagem e na direcção de Vila de Rei - Sardoal, seguimos até Milreu para assim chegar para o ponto final da viagem - Penedo Furado. Local de grande beleza natural com uma praia fluvial e um caminho pedestre que se divide pela região para assim nos perder com tanto para descobrir. Desta vez apenas seguimos um caminho e ficam aqui fotografias do Éden que nos deslubrou.











































Uma das cascatas da região, com uma pequena piscina natural que óbviamente aproveitámos.



Um verdadeiro Éden que aconselho a visitar.

































Mapa da viagem (fianalizando em Vila de Rei)












Mapa de satélite (Google Earth) dos locais