sábado, junho 20, 2009

Dream Theatre a 18 Jun

Apesar de apreciar concertos, não sou muito de os frequentar, visto que para qualidade sonora, preço mais baixo e durabilidade, prefiro comprar em suporte e ouvir confortavelmente. A questão é que em concertos são a melhor chance de estar perto das bandas que nos são mais próximas e sentir a energia que transmitem ao muitos que ali se deslocam.

Por sorte uma das minhas poucas bandas preferidas - Dream Theatre vieram ao coliseu e por mais sorte ainda ganhei um par de bilhetes para os ir ver.





O concerto foi visto de um camarote e agradeço imenso por isso visto o calor ser o maior problema que verifiquei e a zona onde estávamos erra fresca.


Para a abertura do concerto e para aquecer a sala, estiveram os já veteranos Pendragon que estiveram ao mais alto nível e tiveram por sua vez uma grande recepção do público.











O espectáculo seguiu com a banda principal e mais uma vez o profissionalismo da banda deliciou quem ali se deslocou.

Um concerto é mesmo isto, viver uma das bandas preferidas e sentir a sua energia, não só estar ali porque há festa como uma grande parte dos concertos que existem...












Passeio pedestre quintas de Azeitão a 14 Jun

A convite de um amigo efectuamos um dos passeios da SAL, de forma a ver de uma outra forma os vários passeios que tenho feito até agora.

O tempo nem sempre esteve nos seus melhores, tendo apanhado mesmo chuva, melhorou ao longo da viagem e de qualquer forma evitou cinco horas de calor.






Iniciado em Oleiros perto de Azeitão, percorremos as quintas circundantes e conhecemos um pouco da história apresentado pelos monitores presentes


Parte do itenerário já conhecia mas descobri algumas novidades e principalmente foi-nos dado uma verdadeira aula de história.





Passeio circular que atravessa a zona do Alambre e durou qualquer coisa como cinco horas para percorrer os 12 km.

















































Convento da Arrábida a 13 Jun

Mais um passeio e desta vez a um local que já havia prometido e finalmente vingado - Convento da Nossa Senhora da Arrábida.

O Convento da Arrábida, construído no século XVI, abrange, ao longo dos seus 25 hectares, o Convento Velho, situado na parte mais elevada da serra - já mostrado noutro post mais antigo, o Convento Novo, localizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus - o que se apresenta na foto.




O convento foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano a quem D. João de Lencastre (1501-1571), primeiro duque de Aveiro, cedeu as terras da encosta da serra.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o convento, as celas e as capelas dispersas pela serrania sofreram várias pilhagens e enormes estragos causados pelo abandono.

Em 1863, a Casa de Palmela adquiriu o convento mas as obras só começaram nas décadas de 40 e 50 do século seguinte. Quarenta anos depois, em 1990, o seu então proprietário, Manuel de Souza Holstein Beck, vendeu o convento e a área envolvente, num total de 25 hectares, à Fundação Oriente, a única instituição, que, em seu entender, dava garantias de manter os mesmos valores com que, no século XVI, os seus antepassados o entregaram aos arrábidos.

As visitas a este convento são feitas através de marcação, não estando "aberto" ao público como um normal museu, foi-nos apresentado pela pessoa que cuida de todo o convento, que para além de multifacetado deu-nos de uma forma impecável tal como uma aula de história, a conhecer toda a história e as próprias instalações.

Não foi proibida a tiragem de fotos mas houve um pedido para que as mesmas sejam apenas pessoais e tal como pedido esforço-me aqui a honrar o mesmo, apresento apenas a imagem geral do convento (foto que encontrei na internet) e uma foto que é capa de folhetos e portanto de dominio público, sem falar que a estátua define bem a história deste local. Como? Isso agora é para quem quiser ir um pouco mais além.

Museu Nacional da arte antiga a 17 Mai

Ao invés de nos enfiarmos muitas vezes em centros comerciais, apinhados de gente, a gastar dinheiro que muitas vezes não há em coisas que muitas vezes não servem de muito e que tal umas visitas a museus? Nada mais que pura cultura e conhecimento que pode saír inclusive de "borla", isto porque a entrada em certos dias e horas são efectivamente de custo zero. Aproveitou-se isto para uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga.

O Museu Nacional de Arte Antiga, está localizado em Lisboa e está instalado num palácio do século XVII construído para os condes de Alvor. Este edifício é também chamado de Palácio de Alvor-Pombal.






Tem a maior colecção de pinturas do país e as restantes colecções são relacionadas com as nossas ligações ao resto do Mundo (China, África, etc.) Compreende não só pintura como joalharia, cerâmica, escultura, etc.

Nota importante que gostaria de partilhar e está relacionado com a muito pouca amostra de fotos que aqui exponho.





Não sei qual a razão principal e também tal não foi explicado, não é possível tirar fotos. Ora que queiram proteger as obras dos incessantes "flashes" é uma coisa outra é simplesmente proibirem de tirar fotos - vejamos - Londres - British museum - possível de tirar fotos - Paris - Louvre possível de tirar fotos - Lisboa - Museu Nacional de Arte Antiga - NÃO pode-se tirar fotos. Que eu saiba a arte pertence á nação, tirar fotos "não rouba a alma das peças" mais ainda que não é um sitio religioso e portanto incompreensível esse facto. Preocupação com os "flashes", não me parece, ser a razão verifiquei a existência de funcionárias suficientes com a preocupação das fotos e portanto poderiam muito bem controlar antes os "flashes". Gostei das exposições mas não voltarei visto que não gosto de sentir a minha liberdade restringida com politicas que não encontro explicação.

Portalegre a 16 Mai

Após a vinda da saudosa visita a Paris e como em todos os fins de viagens, instala-se sempre um sentimento de melancolia. Alguns dias de puro descobrimento e passeio, quebrados pela monotonia da vida do dia a dia. Para colmatar parte do sentimento, nada como uma pequena e rápida escapadela interna, se for preciso, apenas de um dia.

Esta pequena escapadela formou-se numa ida a Portalegre e uma breve passagem pelo Parque Natural da serra de S. Mamede e até um cheirinho de Espanha. As fotos da cidade e do castelo são de Portalegre, a verdejante é do interior do parque de um lago de barragem