sábado, agosto 04, 2007

Entret. e cultura a 11/08 - Filmes

Esta tem sido uma altura rica em quantidade de filmes, já que após as férias a fila de filmes por ver ia aumentando mas finalmente estou a conseguir pôr em ordem (aos poucos). Assim sendo cá estão os últimos:

Arthur et les Minimoys (2006) - Artur e os Minimeus















Artur, apenas com 10 anos de idade, já tem muito em que pensar: uma empresa construtora está prestes a apanhar a casa da sua avó… mas ele não vai ficar à espera que os pais ou os avós resolvam o problema. Talvez a solução esteja no tesouro do avô, que está escondido algures, "no outro lado", na terra dos Minimeus… As criaturas que habitam este mundo têm apenas cerca de 2 milímetros de altura e vivem em perfeita harmonia no seu ambiente. Artur aventura-se pelo mundo dos Minimeus, onde conhece a Princesa Selenia e o irmão, Betameche. Juntos, eles irão procurar o tesouro que poderá salvar a sua avó. "

Artur e os Minimeus" é um filme de animação e deverá ser o último realizado por Luc Besson, que anunciou que deixaria a realização após a concretização deste filme.

Visualmente atraente, o fime é uma aventura juvenil com uma narrativa linear em que muitas coisas não parecem fazer sentido (incluindo problemas de sincronia de voz) tornando o mesmo dificil de engolir pelos adultos. Apesar de se notar o toque pessoal de Luc Besson o filme poderia ter ido muito mais longe.

Derailed (2005) - Pecado Capital















Charles Schine (Owen) e Lucinda Harris (Aniston) já tinham reparado um no outro no comboio antes. Uma manhã a conversa entre os dois leva a um flirt que se transforma num copo e, em seguida, antes de algum deles conseguir impedi-lo, num ardente caso de uma noite. Mas subitamente um estranho destrói o mundo deles, ameaçando revelar o seu segredo e atrai-os para um jogo aterrador com mais surpresas e perigos do que eles esperavam.

Filme mediano com uma história convencional e previsível.Aconselho principalmente para aqueles que estejam a pensar em dar uma "facada" no matrimónio... tenham muito medo...

Geoul sokeuro (2003) - Into the Mirror














Uma mulher é encontrada morta na casa de banho de um shopping Center em pré abertura (teve a sua abertura adiada devido a um fogo no ano anterior),com a sua garganta cortada. a análise aponta para suicidio. Wu Young-min, que havia desistido da sua carreira na policia devido a ter causado a morte ao seu colega, trabalha para o seu tio como chefe de segurança do shopping Center e irá investigar a morte mas mais seguirão. O Shopping Center torna-se num centro de especulação sobrenatural.

Filme que é suposto ser um filme de terror, acaba por se revelar mais um thriller policial com contornos sobrenaturais e acaba por se perder no meio dos 2 géneros sem seguir um ou outro caminho.

Surf's Up (2007) - dia de Surf














O pinguim Cody Maverick é uma jovem promessa da modalidade que está a iniciar o seu primeiro ano no circuito profissional. Seguído por uma equipa de filmagens que irá documentar as suas provas, Cody deixa a sua família na Antártida e viaja para a ilha Pen Gu. Durante o caminho, Cody conhece o louco surfista Chicken Joe, o famoso promotor Reggie Belafonte, o caça-talentos Mikey Abramowitz e a divertida salva-vidas Lani Allikai e todos reconhecem a paixão de Cody pelo surf. O pinguim acredita que as vitórias lhe trarão admiração e respeito. Mas acaba por descobrir que o verdadeiro vencedor nem sempre é aquele que termina em primeiro lugar.

Mais um filme com pinguins..., realmente quando alguém tem uma ideia todos seguem... Um filme mediano de verão feito em tom de reportagem que traz todo os ingredientes para (mais) uma aventura animada.

Harry Potter and the Order of the Phoenix (2007) -
Harry Potter e a Ordem da Fénix















Harry (Daniel Radcliffe) regressa a Hogwarts para o seu quinto ano de estudos e descobre que a maioria da comunidade de feiticeiros não acredita no seu encontro com Lorde Voldemort, colocando dessa forma a integridade e o bom-nome de Harry em causa. Como se isso não fosse suficientemente mau, o ministro da Magia nomeia a sádica Dolores Umbridge para professora de Defesa contra a Magia Negra para que mantenha Dumbledore debaixo de olho. Mas a professora não parece interessada em ensinar os jovens alunos a lutarem contra as forças do Mal. Harry, desafiado por Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), reúne então um grupo de alunos que se encontram secretamente e se auto-intitulam o "Exército de Dumbledore". Harry ensina-os a defenderem-se para estarem prontos para os grandes desafios contra as forças do Mal que se avizinham.

Para quem tem seguído a saga e gosta de filmes fantásticos é um filme para se ver, para quem não gosta do género vai se sentir perdido e não vai apreciar todo este mundo de feiticeiros. Mais um filme mediano e é uma pena que o nível atingido por Alfonso Cuarón com o Prisioneiro de Arzkaban não tem sido seguido

Crna macka, beli macor (1998) - Gato Preto, Gato Branco















Num cenário próximo das margens do Danúbio, Matko Destanov (Severdzan) envolve-se em todas as negociatas que pode, invejando a riqueza do amigo Dadan (Todorovic). Com a ajuda de algumas mentiras, Matko consegue um empréstimo do "padrinho" local, Grga Pitic (Sulejman), um companheiro de outros tempos, e de outros crimes, do seu pai, Zarije (Memedov). Os "avôs" já não se encontram muito bem de saúde, mas mantém o discernimento e o bom humor. Matko convence Dadan a ajudá-lo num roubo, mas as coisas vão correr mal, o que coloca o primeiro numa situação de dívida para com o segundo. Dadan aproveita o crédito para negociar o casamento da sua irmã, Afrodita (Ibraimova), com o filho de Matko, Zare (Ajdjni). Zare, claro, não está nada interessado, não só porque não gosta da noiva imposta - conhecida por "anã" e "joaninha" -, mas porque está apaixonado por Ida (Katic), que trabalha num bar das redondezas.

Comédia completamente doida e surreal, neste filme tudo é possível, até enganar a própria morte!! Poderia ficar aqui horas a escrever sobre o filme. Recomendado

Chik Lo Giu Yeung (1992) - Assassina Nua













Uma série de homicídios violentos intriga a polícia de Hong Kong. As vítimas, do sexo masculino, são encontradas num estado lastimável, com membros partidos e sinais de mutilação genital. Ti-nam (Yam) suspeita que o assassino é do sexo feminino, mas, tendo em conta a brutalidade das cenas do crime, os superiores não o levam a sério. Como poderia uma menininha deixar um homem saudável e atlético em tal estado? Ti-nam tem um trauma: depois de ter sido responsável por uma morte acidental, não mais conseguiu empunhar a arma sem sentir uma indisposição incontrolável. Depois de presenciar a morte de uma pessoa próxima, Kitty (Yau) parte para a vingança. Conhece uma mulher misteriosa chamada Cindy (Yiu), que se revela uma assassina a soldo e que a treina como sua nova discípula. A antiga aluna da "Irmã" Cindy, Princesa (Ng), trabalha agora por conta própria, assistida pela sua amante, Baby (Svenwara). O conflito entre as duas é inevitável, mas Princesa parece indecisa entre matar Kitty ou seduzi-la.

Este filme é um clássico do puro exploitation de Hong Kong dos anos 90, mulheres belas, erotismo, violência, que mais se pode pedir?