sexta-feira, março 21, 2008

Castelo de Palmela a 15/02

Bem, já lá vão algumas viagens feitas para conhecer o Mundo e realmente uma coisa me lembrei que é o facto de não dar a conhecer aquilo que está ás portas de casa. Aproveitei algumas horinhas livres para dar um salto a Palmela e visitar um dos castelos mais belos do País.

Castelo situado na Vila com o mesmo nome, disputado entre Mouros e Cristãos, doado após conquista definitiva pelas forças Cristãs à ordem de Sant´Iago. Destruído e reconstruído foi igualmente abandonado aquando da extinção das ordens religiosas (1834) e iniciadas restaurações em 1945 para comportar uma bela pousada (o antigo convento) o que muito contribuiu para o bom estado de conservação do mesmo.

Ficam aqui algumas fotos tiradas ao castelo.








































Foto tirada da torre de menagem.

Do topo tem uma magnífica paisagem já que grande parte do distrito é em planície e assim é possível avistar a área de Sines e Sintra.













Visão da Vila de Palmela cujo nome se pensa ter origem em Aulio Cornélio Palma, devido à sua contribuição para o desenvolvimento da região.

Actualmente esta versão é posta em causa devido à existência de referências feitas pelos árabes à praça-forte de “Balmalla”, surgindo a hipótese de esta toponímia ter evoluído para “Palmela”.

Local povoado desde o Neolítico por Celtas, Romanos e Árabes no seu passado



Do outro oposto a cidade de Setúbal e península de Troia

Setúbal, fundada por Fenícios desde 1000 a.c. e o nome provém do antigo nome do seu rio - Xetubre (agora rio Sado).

Cidade banhada pela foz do rio e abraçada pela serra da Arrábida tornando esta zona uma das mais belas do país.


























































Mostras de um museu residente - Terras da Moura encantada












Tem tido lugar trabalhos de prospecção arqueológica no recinto do castelo












Exposição de peças do Neolítico.

















Do lado exterior do castelo, na encosta do monte, encontra-se um jardim, local de descanso e protecção do Sol, bom para piquenique e uma pequena caminahda