sábado, janeiro 27, 2007

Entert. e cultura a 27/01 - Livros

Ultimos livros lidos:


O Cavaleiro da Morte

Bernard Cornwell


O Cavaleiro da Morte revela a história da formação da Inglaterra
e baseia-se em factos reais. É uma poderosa história de traição, romance e luta que se desenrola numa Inglaterra de convulsões, sublevações e glória.

Uthred, nascido na Nortúmbria, criado como viking e casado com uma saxã, é já uma figura e um guerreiro formidável. Contudo, aos vinte anos, continua a ser um pagão arrogante e teimoso, e um aliado pouco confortável para o sensato e pio Alfredo. Mas os dois, juntamente com a família de Alfredo e uns poucos companheiros de Uthred, parecem ser tudo o que resta da liderança do Wessex depois de uma trégua desastrosa.

São tempos terríveis para os saxões. Derrotado em toda a linha pelos vikings, que agora ocupam a maior parte de Inglaterra, Alfredo e os que sobreviveram entre os seus seguidores procuram refúgio em Athelney, a região pantanosa a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina dos pauis, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, de encontrarem mais apoio e de fazerem crescer a sua força.

Uthred continua a acalentar a ideia de se juntar ao seu irmão adoptivo dinamarquês e aos vitoriosos vikings. Mas ganha um crescente respeito pela liderança teimosa de Alfredo, para quem o apoio de Uthred é essencial, se quiser reunir de novo uma força saxã capaz de entrar em combate com o inimigo.

(Retirado do site oficial Planeta Editora)

Este é o 2º livro de uma saga, e o primeiro foi lido anteriormente e apresento a seguir



O Último Reino
Bernard Cornwell

Este é o primeiro volume de uma saga situada na Inglaterra medieval numa época anterior à unificação dos quatro reinos anglo-saxões de Northumbria, East Anglia, Mércia e Wessex.

Debilitada pela guerra civil, a Northumbria é invadida pelos intrépidos Dinamarqueses, e Uthred, o herdeiro por direito do condado de Bebbanburg, é capturado pelo inimigo. Educado como um guerreiro viking por Ragnar, o Terrível, a quem ama como um pai, Uthred revela-se, no entanto, incapaz de sufocar o desejo de reivindicar o que lhe é devido por nascimento. Combatendo como um Dinamarquês, mas ciente de que o seu destino o empurra irrevogavelmente para outros caminhos, não deixa escapar a oportunidade de servir Alfredo, rei de Wessex, após o assassínio de Ragnar, vítima de uma terrível conspiração levada a cabo pelo seu conterrâneo Kjartan.

Sempre vigilante e jamais abdicando do sentido prático que o caracteriza, Uthred aguarda a oportunidade certa para o ajuste de contas com Kjartan e para conquistar Bebbanburg ao seu pérfido tio.

(Retirado do site oficial Planeta Editora)

Estes 2 livros são o inicio de uma nova saga escrita por
Bernard Cornwell o qual tem um dom especial de conseguir efectuar um excelente conto de ficção com uma base sólida de realidade histórica.

Outras sagas lidas do mesmo autor:

Em busca do Graal - Trilogia passada na guerra dos 100 anos, o seu protagonista é um arqueiro chamado Thomas de Hookton, que sai em vingança contra o assassino de seu pai:

















Saga do Rei Artur - mais uma trilogia, a qual abrange a lenda do rei Artur, passada após queda do controlo romano em Inglaterra, esta assolada pelas invasões anglo-saxonicas. O protagonista da história é Derfel Cadarn, um saxão adoptado por Merlin, o druida. No decorrer da história, Derfel torna-se guerreiro e um dos grandes tenentes de Artur na sua guerra contra os saxões