domingo, janeiro 27, 2008

Aventura a 19/01 - São Luís da Serra

Aventura não é bem o nome apropriado apesar de sempre dar para fazer algumas descobertas de zonas que não tenha frequentado no passado.

Esta volta foi breve, serviu apenas para apanhar um pouco de ar, de Sol e desfrutar da Natureza.

Na estrada N10, após sair de Setúbal e pouco depois da estrada (areia) de acesso à igreja de S. Luís da Serra, existe uma pequena entrada que sobe a parte final desta serra.





O tempo estava bom e convidativo para apreciar a beleza da natureza, mas neste caso não no estado mais selvagem já que parte são áreas de cultivo e/ou de intervenção humana, que muitas vezes acaba também por dar uma beleza única aquando de uma espécie de simbiose.

Foram avistadas ruínas de alguma habitação antiga e para variar não hesitei em visitar e tentar sentir as imagens de tempos passados




























































Na vida nada se perde tudo se transforma e neste caso a paisagem humana aos poucos é assimilada pela natureza.

Após visita ás ruínas segue-se o percurso a subir e notei um poço um pouco escondido mas prudentemente vedado para não apanhar os mais incautos.

Mais á frente, outro poço, este mais recente que sobressai de um mar verde de paisagem agrícola.

























Ponto final, as pedreiras antigas já abandonadas, verifiquei um caminho que parece subir mais a serra mas a volta fica para uma outra vez, fica abaixo o percurso (pequeno) efectuado.














Viagem a 30/12 - Obidos

Mais uma pequena saída, desta vez para dar uma pequena visita a Óbidos que é como o nome da sua vila indica (do latino opidum), uma "citadela fortificada". Foi de lembrança o facto de estar a decorrer "Óbidos Vila Natal" e aproveitamos para um pouco de diversão e cultura.

O facto foi de que não fomos os únicos que se lembraram do mesmo, milhares de pessoas invadiram a Vila (tal como o pretendido pelo turismo da Vila) e após mais 1 hora em busca de almoço (filas enormes e restaurantes esgotados) e centenas de pessoas em fila para comprar os bilhetes (que não eram nada baratos) acabamos por desistir de entrar na Vila Natal e ficamos apenas pela visita á Vila e ao seu esplendor (o próprio castelo foi candidato a uma das 7 maravilhas de Portugal).

Ficam aqui algumas das fotos que tiramos da Vila



Uma vista sobre a os tectos da Vila













Uma das entradas da Vila














Vista da muralha


Por baixo, mais fotos de parte do Castelo e das ruas típicas muito bem cuidadas















































O presépio feito na praça.
































Após sair da Vila perto das 17 horas constatamos que para além dos acessos à Vila a partir da auto estrada estarem completamente congestionados, na própria auto estrada a fila já ia para cerca de 5km (felizmente já íamos em sentido contrário e a fugir o mais rapidamente da Vila)... acho que a ideia não correu tão bem como o planeado.