segunda-feira, janeiro 01, 2007

Noitada a 29/12

Aproveitou-se que o ano estava a acabar para uma escapadela á noite para um excelente jantar e seguido de um filme (Eragon) que infelizmente não esteve á altura (ver post anterior).

O jantar não poderia deixar de aqui publicitar, foi na Champanheria, restaurante de degustação em que o sabor é a primeira regra, acompanhado com um passar lento do tempo.

Aconselho vivamente a experiencia e se me permitirem um conselho, escolham o menu gourmet e acompanhem com a sangria de espumante.
Bem, sempre que vamos jantar fora temos como vizinhos alguêm famoso ou pelo menos conhecido e desta vez não foi excepção, 5 padres de Setúbal e o bispo (provavelmente os padres das diversas paróquias de Setúbal num jantar de Natal atrasado), o que tornou o jantar santificado qb.

Após o jantar, um filme que ansiava á bastante tempo mas que infelizmente não esteve á altura das expectativas que criei (e ainda por cima com o preço dos bilhetes nos dias de hoje - 5 euros cada...).


Entert. e cultura a 01/01 - FILMES

ùltimos filmes vistos:

Por Água Abaixo (Flushed Away, 2006)















Roddy St James é um rato cheio de classe que vive num apartamento de luxo e tem uma vida de rei num bairro chique de Londres. Tem uma óptima casa, brinquedos e até tem mordomo. Mas há um senão na sua felicidade: não tem família nem amigos. Até que um dia, Sid, um miserável rato de esgoto, aparece no apartamento e percebe que lhe saiu a sorte grande. Roddy tenta livrar-se dele, mas é o rato chique que acaba a ir pelo cano abaixo e vai parar aos esgotos. Depois do choque inicial, o inocente herói descobre um mundo cuja existência nem suspeitava: barulhento, colorido, perigoso mas altamente emocionante. Um mundo onde vai viver as maiores aventuras e onde vai encontrar o amor entre as patinhas da bela Rita. A menos que os terríveis mercenários que andam pelo esgoto acabem com as suas novas conquistas.

Filme assinado pelos estúdios da Dreamworks e estamos perante o primeiro fime digital dos mesmos que estiveram por trás do fime "Fuga das Galinhas".

Tem uma particularidade de a animação estar feita de forma a parecer que os bonecos são de plasticina e não 3D digital e no fundo é um filme que não deixa de estar engraçado, tendo bastante humor britânico, mas menos que os filmes "Fuga das Galinhas" e "A maldição do coelho homem".

No fundo comparando com tanta animação 3D "rasca" que anda por aí, esta acaba por se demarcar pela positiva, apesar de parecer limitado.

Codigo Da Vinci (versão extendida) (The Da Vinci Code (2006))















Filme baseado no livro com o mesmo nome de Dan Brown, acompanha o simbologista Robert Langdon na investigação a um assassínio misterioso no Museu do Louvre, em Paris. Todas as pistas apontam para uma organização religiosa secreta que não irá parar perante nada para proteger um segredo que ameaça acabar com um dogma de 2000 anos.

Nao tendo lido o livro, não posso efectuar comparações mas deram-me indicações que está fiel que baste e apesar de ter verificado algumas criticas negativas tais como ser um filme "sem sal" (e talvez com razão), o mesmo não me deixou qualquer impressão negativa.

De qualquer forma aconselho esta versão extendida por ter cenas mais complectas e portanto mais bem explicadas.

Eragon (2006)

















Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.

De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteira

Retirado do livro com o mesmo nome, de Christopher Paolini, o filme infelizmente não dignifica o livro já que mesmo antes de o ver, saber que o mesmo tem apenas 104 min (?) tornou-se num "bad omen".

O filme acaba por ser uma manta de retalhos do livro sem ligações fortes entre os pedaços e ás vezes a história que fica não faz sentido já que ficou muita história de fora.

Nem tudo é negativo, o elenco está bem escolhido (mas mal aproveitado), os efeitos estão bastante agradáveis de se ver apesar de se notar contensão no orçamento.

No fundo o que se pretendia provavelmente deste filme que era entretenhimento foi alcançado.

Acho a meu ver que os filmes do Sr. dos Anéis abriram uma porta que não está a ser aproveitada...

Snakes on a plane (2006)


















Nelville Flynn (Jackson) e Sean Jones (Phillips), agentes do FBI, escoltam John Saunders (Houghton), um ex-membro da Mafia, para testemunhar num caso altamente mediático. Durante o voo sobre o Oceano Pacífico, um assassino, empenhado em assassinar um passageiro que testemunhou um crime, solta um contentor com cerca de 400 cobras assassinas de todos os tamanhos e feitios.

Filme bastante falado na internet (muito marketing com base no titulo idiota), é um tipico filme de série B com exploitation e criaturas assassinas á mistura.

Com um senão, Samual L Jackson é protagonista nesta mirabulesca aventura. É um filme bom para juntar alguns amigos á noite apesar de não ter conseguido arrancar tantas gargalhasdas como esperava.

Aventura a 24/12

Uma última aventura antes do Natal, aproveitando a bela manhã de Sábado mais uma vez, para um belo exercicio matinal, bem como descoberta de novos horizontes para explorar.

Saíndo de setúbal novamente direito á Arrábida, passando pelas diversas praias (Figueirinha, Galapos, Portinho da Arrábida) e chegando ao cruzamento* o qual dá a escolha de subir a serra da Arrábida (direcção de Setúbal) ou de seguir direito a Azeitão, escolhemos esta última direcção.

Pouco depois o automóvel é mais uma vez abandonado, desta vez junto a uma entrada vedada para o vale magnífico que nos é apresentada do lado esquerdo.

A partir daí o itenerário iniciou-se, atrevessando a estrada para entrar num carreiro e iniciando uma longa, longa subida.




















Quando a subida se torna menos acentuada a vegetação começa a adensar-se (imagem anterior) e a alterar a paisagem, escondendo aos poucos o tom pálido da luz do Sol de Inverno.

Após atravessar a parte mais densa da mata, o carreiro seguido inicia uma descida, notando-se já ao longe as ermidas, parte do convento.




















Após a longa descida e já bem perto das ermidas, a vegetação volta a adensar e a descida continua (ver imagem anterior) até encontrar outro carreiro que se divide deste onde a existencia de escadas indicam a direcção do convento velho e das ermidas.

De qualquer forma, poucas vezes uso caminhos já pré feitos e segui através da mata até conseguir chegar a uma das ermidas (uma aventura deve ser isso mesmo).

de outra forma para quem quiser basta seguir os trajectos.

Resolvi fazer um pequeno passeio pela zona e aproveito para mostrar de seguida fotografias do convento velho e das ermidas














































































A forma mais rápida de chegar ao convento velho e de efectuar uma pequena visita nesta zona, basta seguir de automóvel até perto da entrada do convento novo e irá visualizar a entrada mesmo á beira da estrada (ver figura ao lado).

A partir daqui é só subir as escadas.

Fica de seguida a imagem da ermida mais conhecida, a qual fica mesmo na beira da estrada e um pouco de informação retirada do local acerca do convento velho e novo.



























Um último olhar sobre o convento novo, uma mancha branca no meio do verde da serra.

A partir daqui foi um longo, longo caminho pela estrada até ao automóvel.

Finalizou-se aqui mais uma aventura, para quem quiser saber mais, fica de seguida uma imagem com o itenerário assinalado a vermelho.





Legenda:

Caminho vermelho - caminho efectuado a pé (não inclui caminho de volta por este ter sido pela estrada, bastante visivel)

Circulo azul - local do convento velho e das ermidas

Circulo verde - cruzamento indicado em *