sábado, dezembro 16, 2006

Entert. e cultura a 16/12 - FILMES

Últimos filmes adquiridos e vistos:

Whisper of the Heart (Mimi wo sumaseba) - 1995















Realizado por Yoshifumi Kondo, mais um excelente filme dos estúdios de Hayao Miyazaki que conta a vida de Shizuku Tsukishima que é uma estudante em vésperas de exames. Esta adora ler e escrever e sempre que aluga um livro, descobre que este já havia sido lido anteriormente por um rapaz desconhecido, sempre o mesmo. Um dia Shizuku encontra um gato no mesmo comboio que o dela e então segue-o, levando-a a uma loja bastante curiosa. O dono, um homem já idoso irá revelar-se ser o avô do rapaz misterioso por quem ela se apaixona mas descobre que as suas ambições não são tão elevadas como as deste rapaz.

Este não é um simples filme de animação, este filme recria de forma realista os sentimentos de uma criança a passar para a adolescência e com todas as mudanças profundas que vêm com a mesma. Não é apenas este facto que torna o filme rico, algumas questões tais como familia, esforço para atingir objectivos, ambição no que respeita ás expectativas, responsabilidade, sonhos e fantasias pessoais, a vida de artistas são igualmente misturados.

Nota: no filme, Shizuku traduz uma música: "Take Me Home, Country Roads" (original de John Denver) e encaixa perfeitamente no filme.

Mais informação basta verificar o lnk da coluna direita - Hayao MIYAZAKI Web


Final Fantasy VII: Advent Children (2005)

















Este é um filme CGI-anime criado pela Square Enix em 2004, baseado no jogo para PlayStation Final Fantasy VII. É uma sequência de cerca de cem minutos que foi lançada somente para DVD e UMD (PSP da Sony).

O filme foi criado totalmente em CG, e conta com a participação de mais de vinte personagens do jogo original, incluindo Cloud e Sephiroth. A idéia inicial de Final Fantasy VII: Advent Children era somente uma apresentação visual, da qual a Visual Works (empresa que elabora sequencias FMV para a Square) escolheu o jogo Final Fantasy VII para o tema dessa apresentação. Trabalharam junto a Square e eventualmente decidiram lançar uma seqüência para o jogo.

O resultado é um grande avanço desde Final Fantasy: The Spirits Within, que representou uma inovação de personagens humanos criados em computador; porém em Final Fantasy VII: Advent Children não foram criados personagens hiper-realistas, mas sim num estilo mais deformado como no jogo original, só que da mesma maneira a sensação visual é que são humanos "realistas".

O filme tem uma arte visual impressionante mas a história é um pouco dificil de seguir para quem (como eu) não jogou ao jogo.