segunda-feira, setembro 10, 2007

Entret. e cultura a 10/09 - Filmes

Mais uns filme vistos nos últimos dias,

Perfume: The Story of a Murderer (2006) - O Perfume – História de um Assassino















Jean-Baptiste Grenouille nasce em circunstâncias pouco dignas, em 1738, no Mercado de Peixe de Paris. Em terna idade se apercebe de que é dotado de um olfacto bastante refinado. Na adolescência, e após conseguir sobreviver às criminosas condições de trabalho de uma tinturaria local, Grenouille inicia-se como aprendiz na perfumaria de Baldini. Rapidamente ultrapassa o mestre na arte de misturar essências, e estas tornam-se a sua obsessão - uma obsessão que o leva a afastar-se da companhia de outros seres humanos.

Filme na mesma gama de outro, O Código de Da Vinci, também baseado noutro bestseller. Não li o livro e portanto não posso comparar mas do que vi do filme este parece feito de forma bastante profissional, não tendo no entanto qualquer coisa que o demarque (tal como o filme do Código de da Vinci). Sinceramente vi bastantes criticas negativas acerca do filme mas penso que se algo falha redondamente não é o filme mas talvez o livro já que é um livro de massas e portanto, main stream.

Passando á frente, os próximos integraram-se num "mini festival" de filmes ... diferentes ... que foi aproveitado para juntar um grupo de amigos e discutir a ... filosofia ... apresentada por estes 3 filmes profundos e provocadores (?).

Death Proof (2007) - À Prova de Morte














Três amigas - Arlene, Shanna e Jungle Julia - viajam de carro pelo Texas para festejarem o aniversário de Jungle Julia sem saberem que estão a ser seguidas por um homem, o psicopata Stuntman Mike ( Kurt Russell ), duplo de cinema que conduz um Chevy Nova de 1971. O seu objectivo é matá-las.
Este é um dos 2 filmes que compõem o projecto de Quentin Tarantino - GrindHouse, projecto esse que faz um "homage" aos filmes acção de série B (muito exploitation) baseado nas salas de cinema que passavam este género de filmes (pack duplo com trailers pelo meio).
Supostamente o efeito para ser sentido deveria ser mesmo esse e era para ser assim que o projecto era para ser apresentado no cinema, mas após lançamento nos EUA e receitas abaixo do esperado, lançaram os 2 em separado, Death Proof foi assim apresentado numa forma extendida.
Esta alteração na minha opinião lesou o projecto, sendo que a versão extendida e apesar dos diálogos excelentes acaba por dar uma sensação de filme extendido para além do seu tempo óptimo. Verifica-se igualmente uma diferença já que grande parte do filme tem riscos na pelicula, falta de côr, cortes, etc, para dar mais autenticidade ao efeito pretendido mas uma parte do filme não teve qualquer tratamento o que indica que pode ser as imagens que foram inseridas mais tarde. Pessoalmente o filme está bom mas só apenas após a visão do projecto tal como foi concebido é que me pronuncio sobre o mesmo.

Tenebre (1982)
















Um escritor chega a Roma e descobre que alguém está a usar os seus livros como inspiração para cometer assassinatos. Os mesmos são investigados pela policia e inicia-se o jogo do gato e do rato entre os assassinatos e a investigação para apanhar o assassino.
Um dos filmes mais conhecidos do Dario Argento do género do "giallo", género italinao que explora o terror, mistério e suspense, baseado em assassinatos com um toque de erotismo á mistura.
Filme com excedentes em cenas mórbidas de assassinato com muito sangue á mistura e um leve toque de erotismo. O filme balança entre o terror e o policial com cenas filmadadas de modo muito pouco vulgar para a época e que trouxe fama a este realizador. Muito tipico 80s.


Black Sheep (2006)















Existem 40 milhões de Ovelhas na Nova Zelância e estas estão furiosas!

Henry Oldfield retorna á casa da sua família para vender a sua parte da quinta (herança) ao seu irmão Angus já que devido á fobia que desenvolveu por ovelhas durante a sua infância o fez abandonar a quinta. Alguma coisa se está a passar de muito errado nesta quinta , experiencias genéticas com ovelhas dão para o torto e a carnificina começa.
Último filme da noite para fechar com chave de ouro e penso que esteve á altura. Irreverência, homage aos filmes iniciais do Peter Jackson, insanidade, completa loucura com estilo e deixada á deriva e já não era sem tempo aparecer novamente um filme como este, sem preocupações de maiores, apenas diversão pura e carnificina qb. ovelhas assassinas... mééééé!!!