sábado, março 03, 2007

Entert. e cultura a 04/03 - FILMES

Ultimos filmes vistos:

Superman (1978)












Superman II (1980)













Superman III (1983)













Superman IV: The Quest for Peace (1987)














Esta quadrilogia de filmes do Super Homem, iniciada em 1978 por Richard Donner, protagonizada por Christopher Reeve inicia de uma abordagem radical aos filmes de super herois, uma abordagem séria que traz a magia para a realidade (o que tornou um sucesso assim que chegou ás salas de cinema). Não seguindo apenas os efeitos especiais, a interacção entre Clark Kent e Lois Lane é a principal linha que torna os 2 primeiros filmes, obras primas dos filmes do fantástico.

O mesmo já não se pode referir aos 2 seguintes (3 e 4) que não seguem a mesma linha (de sucesso) dos anteriores tendo tentado caminhar pela facilidade do entertenhimento básico (tal como na série de filmes do Batman...).

Superman - O Regresso - Superman Returns (2006)













Criado pela família Kent, como um humano, Clark Kent, aliás o Super-Homem, cedo descobriu os seus super-poderes e os começou a usar para combater o crime. Mas, durante cinco anos, Clark Kent afasta-se da Terra. Quando volta, para salvar o planeta do caos, descobre que Lois Lane, a repórter do "Daily Planet" e o amor da sua vida, mudou e está noiva, e que o seu arqui-inimigo, Lex Luthor, está mais forte que nunca.

Este filme retorna a personagem ao seu lado mais humano desde o Superman II e para além da (essencial) acção e efeitos especiais, Brian Singer tal como fez com o filme dos X-Men, deu uma vertente bastante humana e emocional a um filme que tinha caído no ridiculo com as peliculas 3 e 4. O filme só peca por ser realmente uma "homage" aos filmes originais sendo que nada de novo é acrescentado. Brandon Routh faz os possíveis para estar ao nível de Christopher Reeve, e não se portou mal, mas tanto se aproxima que é impossível a comparação e nesse ponto não há imitadores, Christopher Reeve é o Super Homem e o único que conseguiu dar razão á frase de marketing . "You will believe a man can fly!".

Qual a razão de rever estes filmes? Uma prenda de Natal (Superman Ultimate Edition):




















Mou gaan dou - Infernal Affairs (2002)












Chan Wing-yan (Yue/Leung) é seleccionado na escola de cadetes da polícia de Hong Kong para ser uma “toupeira” infiltrada no submundo do crime. Lau Kin-ming (Chen/Lau) é um dos homens da tríade de Sam (Tsang), seleccionado para se alistar na polícia. Dez anos depois, Yan quer deixar de ser um agente infiltrado, assumir-se como polícia e dar início a uma vida normal. A pressão leva-o a comportamentos erráticos e violentos e é forçado a frequentar sessões de psicanálise com a Dra. Lee (Chen). O agora Inspector Lau é um respeitado oficial do Gabinete de Crime Organizado e Tríades (OCTB), apesar de continuar a trabalhar para Sam. O sucesso da carreira e a mudança para um novo apartamento com a namorada Mary (Cheng) são factores que o levam a repensar a sua posição entre a lei e o crime. Entretanto, polícias e criminosos começam a caça às toupeiras.

Actores asiáticos de renome, uma realização muito visual e com um estilo muito próprio, um argumento que recai no jogo do gato e do rato e em que o bem e o mal se confundem, são os ingredientes deste filme de culto.

Em 2006 foi efectuado um remake deste filme, esse vencedor de 4 óscares (melhor filme, melhor realização, melhor argumento adaptado e melhor montagem)

Entre Inimigos - The Departed (2006)














Martin Scorsese regressa com "The Departed", remake norte-americano do primeiro filme da trilogia de Hong Kong "Infernal Affairs" (Ver acima).

Colin Sullivan, inteligente e ambicioso, parece estar em ascenção meteórica na Unidade Especial de Investigação do departamento da polícia de Massachusetts, cujo alvo principal é o poderoso chefe da máfia irlandesa Frank Costello. Por seu lado, Billy Costigan é um recém-graduado da Academia da Polícia que conhece bem as leis das ruas, mas que perde o seu distintivo por causa do seu violento temperamento e acaba por regressar às duras ruas do sul de Boston, onde é recrutado para o grupo de Costello. Mas nenhum deles é o que parece ser: Sullivan é na verdade um homem da confiança de Costello, enquanto Costigan está a trabalhar como agente infiltrado. Vivendo existências paralelas e trabalhando com objectivos opostos, envolvem-se num perigoso jogo de gato e rato

O argumento mantém a história original, a mesma tem um ritmo perfeito e existe neste filme um aprofundamento ainda mais das personagens, os actores são de peso. Perde-se aqui um pouco a dualidade e a evolução psicológica das personagens existentes no filme original.

Cartas de Iwo Jima - Letters from Iwo Jima (2006)













Durante a II Guerra Mundial, soldados japoneses eram enviados para a ilha de Iwo Jima sabendo que o mais provável era que não voltassem com vida. Apesar de contar com pouco mais do que uma enorme força de vontade e com a própria natureza inóspita da ilha, o General Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe) conseguiu apesar de tudo, graças a uma estratégia sem precedentes, transformar o que se esperava um massacre numa heróica batalha de quase 40 dias. Várias décadas depois, centenas de cartas escritas pelos soldados são encontradas no terreno. Cartas que dão um rosto aos heróis de Iwo Jima e ao seu extraordinário general

Não existe o conceito de filme perfeito mas este anda muito perto. O filme que retrata o lado japonês da batalha de Iwo Jima revela um grupo de japoneses em conflito entre uma guerra moderna e as antigas tradições, o conceito de honra e o medo da morte numa batalha perdida desde o início. Este filme humaniza o inimigo (que desta vez são os americanos)

Apesar de os 2 filmes lançados por Clint Eastwood (ver As Bandeiras dos Nossos Pais) serem bastante independentes e poderem sobreviver perfeitamente por si, este é um tipico caso de anomalia matemática, a soma dos dois filmes é um único (e talvez o melhor) retrato de uma batalha visto de forma muito real, dos dois pontos de vista (o americano cuja batalha representa apenas uma forma de conseguir mais fundos para a guerra e o japonês, que representa o inicio da derrota e a desonra de um país perdedor).